Coroas Pintados

Por um governo realmente democrático e transparente para o Distrito Federal!

ASSENTAMENTO EM ÁREA INAPROPRIADA - PLANALTINA

Caros amigos!

Escrevo-lhes para informar de mais uma tragédia que está para ocorrer a nossa combalida Brasilia.
A Gerencia de Patrimonio da União - escritorio do DF juntamente com o INCRA querem assentar 170 familias em área pertencente a Escola Tecnica de Planaltina na confluência com a área da Embrapa Cerrados em Planaltina.

Em uma área de 1 mil hectares querem assentar 170 familias. O processo está avançado.
A área é de preservação, é cerrado nativo, o local indicado não possui água. É um descarga de aquifero, sendo o lençol freático muito baixo. A mata existente terá que ser derrubada. Com o aval da gerencia regional da SPU e do INCRA as familias já estão na área e já fizeram cercamento da área. Um espaço que poderia ser de aprendizado para os futuros técnicos em agroecologia que vão se formar vai virar área residencial. Enfim o espaço não é adequado. Os professores da escola e da Embrapa já protestaram.
Se isso de fato ocorrer será o caos.
Em pouco tempo essa área se transformará em mais um Condominio irregular de Brasilia, agora com o aval da União.
Como sabem essa escola foi criada em 1959 por JK e logo em seguida foi transferida ao GDF, que a devolveu a União no ano passado.

Não sou contra a reforma agrágria nem a urbana, mas assentar 170 familias em mil hectares, não funciona nem na minha cidade na Serra Gaucha, onde o módulo rural é de 7 hectares, imagine no Cerrado.

Peço a todos que tem contatos levem adiante esse apelo para que não se cometa esse absurdo.
Os professores da Escola Técnica estão tentando agendar uma reunião com a Gerente Lúcia Carvalho. O curioso é nem um órgão do DF foi consultado. O IBRAM soube pela nossa informação de que isso estava ocorrendo, mas pouco fez.

Ajudem a salvar o que ainda resta da antiga fazenda Salve.

Dados da SPU - DF
GERÊNCIA REGIONAL NO DISTRITO FEDERAL
Gerente - LUCIA HELENA DE CARVALHO
SAN - Quadra 3 - Lote A - 2º andar - Ala Sul - Ed. Núcleo dos Transportes (DNIT)
Brasília-DF - CEP: 70.040-902
E-mail: grpudf@spu.planejamento.gov.br
Tel: 55 (61) 2020-2600/2601 - Fax: 55 (61) 2020-2605

abraços,

--
Remi Castioni
professor-pesquisador FE/UnB
http://www.fe.unb.br/docentes/paginas/remi
kotipora@gmail.com

Exibições: 103

Responder esta

Respostas a este tópico

Enviei um comentário sobre este assunto há alguns minutos atrás. Ele foi recebido?
adalberto.lassance@gmail.com
Prezado professor Remi Castioni
Li sua denúncia sobre a invasão de área em Planaltina e compartilho de sua preocupação com o problema.
Morei nessa região em 1954, meu pai foi professor e vice-diretor do Colégio Agrícola de Planaltina e tenho um irmão que ali se formou. Além disso, como cartógrafo, funcionário da NOVACAP na qualidade de topógrafo e desenhista a partir de 1958 e também como coordenador responsável pela execução e implantação do Sistema Cartográfico do Distrito Federal, na CODEPLAN, conheço bem os problemas fundiários no Distrito Federal.
A grande verdade e que precisa ser dita é que o Governo Federal tem tido ao longo dos anos uma atitude de descaso, omissão, conivência, irresponsabilidade, um verdadeiro descalabro em relação às terras da União remanescentes em nosso terrítório do DF.
Para ilustrar o que digo, passo-lhe as seguintes informações:
º Conforme projetos do Departamento de Terras e Agricultura da NOVACAP, foram criados vários núcleos rurais entre eles os de Sobradinho I e II, Santa Maria, Monjolo, Vargem da Benção, Vicente Pires e tantos outros que tinham como objetivos a preservação da área rural e o abastecimento do Distrito Federal quanto à produção horti-fruti-granjeira.
Um a um esses núcleos rurais foram sendo trocados por invasões, frutos criminosos da permissividade e dos desmandos dos muitos desgovernos de Joaquim Roriz. É que ele havia descoberto a moeda de troca que passou a vigorar - lotes X votos - tão comuns durante suas muitas gestões. Logo em seguida as invasões foram sendo regularizadas e transformadas hoje em trinta cidades dentro do Distrito Federal., em grande parte originadas desse processo indecoroso..
º Para ilustrar o quadro acima descrito cito um episódio que já havia caído no meu esquecimento e do qual fui testemunha circunstancial ao participar de uma reunião na Residência Oficial de Águas Claras. Naquele dia discutiu-se o andamento da urbanização da região da Papuda (conhecida à época pelas inúmeras olarias alí existentes). Em terras ocupadas por um fazendeiro amigo do Governador, de nome Sebastião (daí o nome dado de São Sebastião) foi projetado um loteamento em módulos rurais, porém já com segundas e terceiras intenções de transformá-lo em loteamento urbano.
Localizado em área rural e de preservação ambiental, em sua maioria pertencente ao Governo da União, o Governador Roriz foi informado pela Secretária de Urbanismo Ivelise Longhi e pelo Secretário Novais (Meio Ambiente), de que o projeto estava com grande atraso devido a interferência do Curador do Meio Ambiente que vinha dificultando o andamento do processo de regularização da área.
Brabo, Roriz questionou muito nervoso sobre "quem era esse Curador, qual era a sua autoridade e que o Governador do Distrito Federal era ele (Roriz) e era ele que mandava no DF."
O certo é que toda aquela extensa área de propriedade da União transformou-se em pouco tempo na cidade e respectiva Região Administrativa de São Sebastião (RA XV), criadas em 1993, mesmo incrustada em área de proteção ambiental. É o que tem acontecido ao longo dos anos com outras áreas remanescentes de propriedade Federal.
E é certamente o que vai acontecer novamente em Planaltina se não houver uma mobilização da sociedade civil pela preservação do nosso meio ambiente, cada vez mais agredido pelas sucessivas invasões de áreas rurais sob o olhar conivente do GDF e a omissão complacente do Governo da União.
Adalberto Lassance
adalberto.lassance@gmail.com
Prezado Adalberto,

Foi recebido e o assunto é sério e está aberto para comentários e proposições.
Grata
Flávia Portela

Adalberto Lassance disse:
Enviei um comentário sobre este assunto há alguns minutos atrás. Ele foi recebido?
adalberto.lassance@gmail.com

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Coroas Pintados.   Ativado por

Relatar um incidente  |  Termos de serviço